You are currently viewing Como ajudar o estudante a adaptar-se bem ao Ensino à Distância
Como ajudar o estudante a adaptar-se bem ao Ensino à Distância

Como ajudar o estudante a adaptar-se bem ao Ensino à Distância

Os últimos tempos têm sido muito exigentes para todos a vários níveis. Tentar manter uma gestão eficaz de tudo torna-se uma tarefa ao estilo de uma “Missão Impossível”!

Para quem tem estudantes em casa para além das dificuldades do confinamento, juntam-se os desafios do ensino à distância (EAD).

Enquanto pais, tenta-se fazer uma enorme “ginástica” para manter uma postura positiva para que as crianças/jovens reúnam as condições necessárias para continuarem a aprender e a potenciar o seu desenvolvimento.

Torna-se imprescindível a dedicação de todos e até alguma originalidade para que os mais pequenos possam usufruir das aprendizagens.

A Sala do Futuro deixa aqui algumas dicas, para que possamos proporcionar aos estudantes uma adaptação ao EAD mais tranquila:

Planificação

Faça uma planificação (diária/semanal), sobre as tarefas dos seus educandos juntamente com estes. Inclua os momentos de trabalho (estudos, aulas síncronas/assíncronas, TPC’s) e também os momentos de lazer (atividades prazerosas). Pode adicionar igualmente as tarefas domésticas, para que todos possam dar o seu contributo e até se manterem ocupados em conjunto.

Ambiente de trabalho

Ao planificar as atividades das pessoas com quem vive, tem-se a noção de quando se deve minimizar os barulhos para não perturbar o estudo/trabalho dos demais. Explique aos mais novos a importância da cooperação de todos para que o foco não se perca, tanto nas aprendizagens como no teletrabalho.

Distinção de zonas

Procure distinguir zonas de trabalho/estudo e de lazer. Esta distinção é importante para que o nosso cérebro não confunda os momentos de trabalho com os de descanso/relaxamento. Assim como manter a mesma rotina de preparação para ir para a escola, como fazer a higiene, vestir-se, calçar-se, etc. Já se sabe que o pijama e o Zoom não combinam!

Supervisão dos materiais

Dependendo da idade do seu/s educando/s supervisione se este tem todos os materiais necessários antes da aula síncrona começar, de modo a evitar interrupções desnecessárias (ex: auriculares, manuais escolares, testar internet, etc.). Outro aspeto, é ter a área de trabalho “limpa” de dispositivos que não fazem falta ao estudo como a T.V. ligada, o telemóvel ou jogos.

Contacto com o professor

Caso necessite de esclarecimentos relativos à educação do/s seu/s filho/s entre em contacto com o/a diretor/a de turma ou incentive o seu filho/a a contactar o professor/a pelas plataformas (nomeadamente dúvidas em relação a matérias, atrasos na realização de tarefas, etc.). Os encarregados de educação e professores devem “remar” no mesmo sentido, procurando ter uma postura de colaboração. É natural que se cometam falhas durante o processo, no entanto é um esforço conjunto para um mesmo objetivo: o sucesso educativo!

Gestão de tempo

Caso sinta que o estudante está a ficar saturado de estudar ou realizar determinada tarefa, procure dar-lhe uma orientação (não se substituindo a ele). Pode sugerir que faça uma pausa ou troque de disciplina. Por vezes, um pequeno intervalo/mudança é o suficiente para recuperar a concentração e energia.

Orientar sem “sufocar”

Oriente o estudante nas tarefas se for necessário, no entanto dando espaço para que ele possa tomar as suas próprias decisões. Na tentativa de ajudar ou procurando acelerar o processo julgamos que da “nossa maneira” é melhor, porém a longo prazo estamos a comprometer a autonomia da criança/jovem. Importa referir que naturalmente as crianças mais pequenas precisarão de uma atenção redobrada. No entanto, a maioria já tem competências para realizar sozinhas o que foi proposto. Confie!

Aprender a resolver problemas técnicos

Com o ensino à distância de “informáticos e loucos passámos todos a ter um pouco”. Existem tutoriais no Youtube de como resolver problemas que possam surgir nas plataformas online (ex. Classroom, Meet, Teams). Pesquise como as plataformas funcionam para que possa resolver os entraves e ajudar o/s seu/s filho/s em casa, tentando assim minimizar interferências. Outra sugestão é aderir aos vários grupos do facebook que foram criados para este efeito.

Momentos de lazer

Os momentos de LAZER são para estar em letras grandes na sua planificação. Nesta altura de confinamento, torna-se ainda mais importante usufruir de momentos agradáveis. Trabalhar em casa faz-nos esquecer de quando “tirar a farda” e muitas vezes dedicam-se mais horas no teletrabalho do que as anteriormente utilizadas no trabalho presencial.

Clique aqui para descobrir algumas atividades para os mais novos se divertirem em casa.

Atento às necessidades

Esteja atento às necessidades das crianças/jovens e às suas, por vezes estas necessidades não falam mas dão sinais físicos/emocionais. O confinamento, o teletrabalho, o EAD, pode por vezes fazer-nos sentir ansiosos e esgotados. Por isso, procure proporcionar momentos em que cada um possa estar sozinho (numa zona da casa) para puderem descontrair e “respirar”. Num tempo cada vez mais ON permitam-se ter 5/10 minutos OFF.

Estamos ligados, nesta “Missão Possível” que é o sucesso educativo dos nossos estudantes!

Acompanhe mais orientações sobre o ensino à distância no facebookinstagram ou no nosso canal do Youtube e tiktok.

Deixe um comentário

ATL Páscoa 24

Saber Mais!

Word‌:‌ ‌

●Textos‌ ‌e‌ ‌parágrafos;‌ ‌

●Estilos‌ ‌e‌ ‌Títulos;‌ ‌

●Inserção‌ ‌de‌ ‌imagens/vídeos.‌ ‌

●Marcas‌ ‌de‌ ‌tabulação;‌ ‌

●Margens‌ ‌ABNT‌ ‌e‌ ‌Quebra‌ ‌de‌ ‌texto;‌ ‌

●Texto‌ ‌em‌ ‌colunas;‌ ‌

●Folha‌ ‌de‌ ‌rosto/capa;‌ ‌

●Design‌ ‌do‌ ‌texto;‌ ‌

●Listas;‌ ‌

●Notas‌ ‌de‌ ‌rodapé‌ ‌e‌ ‌comentários;‌ ‌

●Tabelas‌ ‌e‌ ‌equações.‌ ‌

‌Excel‌:

‌●Aparência‌ ‌das‌ ‌Folhas‌ ‌de‌ ‌cálculo;‌ ‌

●Alinhamento‌ ‌das‌ ‌células;‌ ‌

●Bordas;‌ ‌

●Comentários‌ ‌nas‌ ‌células;‌ ‌

●Alterar‌ ‌fontes;‌ ‌

●Copiar‌ ‌e‌ ‌colar‌ ‌formatos;‌ ‌

●Apresentar/Ocultar‌ ‌linhas‌ ‌e‌ ‌colunas;‌ ‌

●Configurações‌ ‌de‌ ‌layout‌ ‌da‌ ‌página;‌ ‌

●Formatação‌ ‌do‌ ‌tipo‌ ‌de‌ ‌dados;‌ ‌

●Criar‌ ‌gráficos;‌ ‌

●Uso‌ ‌de‌ ‌fórmulas:‌ ‌SOMA,‌ ‌MINIMO,‌ ‌MAXIMO,‌ ‌MEDIA.

‌Power‌ ‌Point‌:

‌●Apresentação‌ ‌e‌ ‌Layouts;‌ ‌

●Abrir‌ ‌apresentações;‌ ‌

●Planos‌ ‌de‌ ‌fundo‌ ‌e‌ ‌Temas;‌ ‌

●Inserir‌ ‌texto‌ ‌e‌ ‌imagens;‌ ‌

●Inserir‌ ‌animações;‌ ‌

●Inserir‌ ‌transições;‌ ‌

●Inserir‌ ‌áudio‌ ‌e‌ ‌vídeo;‌ ‌

●Formas,‌ ‌SmartArt‌ ‌e‌ ‌WordArt;‌ ‌

●Tabelas‌ ‌e‌ ‌gráficos.‌

Google Drive:

 

Google Docs:

 

Google Sheets:

 

Google Slides:

 

Google Forms:

×

Cart