Regulamento de funcionamento da Sala do Futuro

Regulamento - 2022/2023

1. Disposições Gerais

1.1. A Sala do Futuro (SF) é a designação comercial para as atividades educativas da empresa Bioplus – Saúde e Educação, Lda (nif: 509406688)

1.2. O presente regulamento enuncia as normas regulamentares de funcionamento da Sala do Futuro.

A inscrição na Sala do Futuro implica a leitura e aceitação das referidas normas por parte dos encarregados de educação/pais.

2. Competências Gerais

A Sala do Futuro compromete-se a proporcionar um ambiente promotor de desenvolvimento e bem-estar. Garantindo as condições para o desenvolvimento das atividades num ambiente tranquilo, agradável e acolhedor. Assegurando que os estudantes usufruam de oportunidades educativas adequadas à sua faixa etária e necessidades.

3. Vigência
O presente regulamento interno da Sala do Futuro vigora entre os dias 01 de setembro de 2022 a 31 de agosto de 2023.

4. Horário de Funcionamento
4.1. A Sala do Futuro funciona de segunda a sexta das 11h às 19h e aos sábados das 10h às 13h (de forma pontual com marcação em modelo presencial e/ou online) durante o ano letivo escolar. Reservamo-nos no direito de alteração dos horários de funcionamento.
4.2. A Sala do Futuro encerra aos domingos, feriados, terça-feira de Carnaval, dias 24 e 31 de dezembro. Reserva-se no direito de encerrar para férias de pessoal.

5. Inscrição
5.1. A inscrição é gratuita, de cariz letivo e inclui seguro.
5.2. No ato da inscrição o encarregado de educação deverá preencher a ficha de inscrição, fornecer dados pessoais (sendo responsável pela veracidade dos mesmos) e apresentar os seguintes documentos:
– Cartão de cidadão do estudante;
– Fotocópia do Regulamento do Poder Paternal (no caso de crianças filhas de pais separados).

5.3. São aceites inscrições de estudantes que frequentem o 1º ciclo, 2º ciclo e 3º ciclo de ensino.

6. Admissão

6.1. Para admissão dos estudantes é necessária a realização de inscrição e pagamento da 1ª mensalidade.

6.2. A admissão dos estudantes pressupõe um período experimental de 15 dias de forma a verificar a boa adaptação à Sala do Futuro e adesão ao cumprimento de regras.

6.3. A admissão fica efetuada após cumpridos os pontos anteriores.

7. Frequência/Modalidades
A Sala do Futuro apresenta as seguintes modalidades de frequência.

7.1 Modalidade Oficina do Futuro e Oficina Curricular (decorre de segunda a sexta das 14h às 19h durante o ano letivo escolar):
a) 1 vez por semana
b) 2 vezes por semana
c) 3 vezes por semana
d) 4 vezes por semana

e) 5 vezes por semana

7.1.1 Entende-se por Oficina do Futuro as atividades de cariz lúdico associadas às nossas oficinas: Mundo Vivo; Eletrónica; Realidade Virtual & Aumentada; Programação & Robots; FuturaMente e Criativa. A Oficina Curricular refere-se a todas as atividades de âmbito escolar (ex: realização de TPCs, reforço escolar).
7.1.2. A Modalidade Oficina do Futuro e Oficina Curricular decorre de segunda a sexta (das 14h às 19h) com pagamento mensal consoante preçário em vigor.

7.1.3. A modalidade de frequência é definida no ato da inscrição, excepto quando o encarregado de educação expressa vontade de definir a frequência após atribuição do horário escolar do estudante.
7.2.  Acolhimento e Prolongamento dos estudantes fora do horário de funcionamento tem um custo acrescido, segundo preçário em vigor.
7.3. Modalidade Explicações Individuais e/ou em Grupo (do 1º ao 3ºciclo de segunda a sábado)
7.3. Workshops – ocasionais (de segunda a sábado)
7.4. Ocupação de Férias Escolares  (Natal, Páscoa e Verão)
7.5. Ocupação Pontual
Considera-se uma ocupação pontual os estudantes que não se encontrem inscritos em qualquer modalidade de frequência da Sala do Futuro e/ou queiram utilizar as atividades do espaço por algumas horas pontuais. Nesta modalidade o valor será cobrado à hora, segundo o preçário em vigor.

8. Pagamento dos Serviços
8.1. Os valores apresentados na tabela de Preços de 2022/2023 incluem valor do IVA à taxa legal em vigor.
8.2. O pagamento da 1ª mensalidade deverá ser efetuado até ao primeiro dia de frequência do estudante na Sala do Futuro. As restantes mensalidades poderão ser pagas até ao dia 08 de cada mês. O incumprimento do pagamento respetivo, levará à suspensão da permanência do estudante na SF.
8.3. O pagamento da mensalidade diz sempre referência ao mês corrente (do turno escolhido).
8.4. O pagamento referente a workshops deverá ser efetuado até ao dia da sua realização, antes do seu início.
8.5. Os pagamentos podem ser efetuados em numerário, por multibanco ou transferência bancária (IBAN PT50 0036 0121 99100060916.57, Bioplus – Saúde e Educação Lda)
8.6. O recibo será emitido após informação de pagamento, pessoalmente ou por e-mail: geral@saladofuturo.pt
8.7. Oficina do Futuro e Oficina Curricular
a) A modalidade de frequência será determinada pelo encarregado de educação no ato da inscrição.
b) No caso de desistência por parte do estudante, a mensalidade referente a esse mês da desistência não será reembolsada.
c) Aos estudantes que permanecerem na Sala do Futuro por mais tempo do que o acordado no momento da inscrição serão cobradas as horas suplementares de acordo com preçário em vigor.

d) Em regime das modalidades mensais da Oficina do Futuro/Oficina Curricular as faltas dadas pelos estudantes não conferem direito a reembolsos. Os estudantes poderão compensar as faltas dadas por doença (com apresentação de justificação médica) nos dias seguintes.
e) Qualquer alteração da modalidade de frequência deverá ser comunicada pelo encarregado de educação até ao dia 08 do mês em que se procederá a essa alteração.

8.8. Explicações Individuais (modelo presencial ou online)
a) As explicações individuais têm a duração de 1 hora. Poderão ter duração superior se solicitado pelo estudante/encarregado de educação e com o acordo do explicador(a).
b) Sempre que o estudante pretender poderá fazer a marcação de aulas suplementares, estando sujeitas à disponibilidade do explicador(a).
c) As explicações poderão ser adiadas ou canceladas, caso a Sala do Futuro seja informada pelo respectivo explicador(a) atempadamente.
d) Solicitamos aos encarregados de educação que na impossibilidade de comparência do estudante na hora marcada da explicação avise a Sala do Futuro com antecedência mínima de 2h para não existir cobrança dessa aula.
8.9. Explicações em Grupo (modelo presencial)
a) As explicações em grupo têm a duração de 1 hora e um máximo de 4 estudantes.
b) As explicações poderão ser adiadas ou canceladas, caso a Sala do Futuro seja informada pelo respetivo explicador(a) atempadamente.
c) Solicitamos aos encarregados de educação que na impossibilidade de comparência do estudante na hora marcada da explicação avise a Sala do Futuro com antecedência mínima de 2h para não existir cobrança dessa aula.
8.9. Outros Serviços
8.9.1. Orientação Vocacional é um processo composto por 3 sessões com duração aproximada de 2h por sessão.
a) o pagamento poderá ser efetuado na totalidade na 1ª sessão ou sessão a sessão.
8.9.2. Ocupação de Férias Escolares
a) Esta modalidade vigora nos períodos referentes às férias escolares do Natal, Páscoa e Verão.
b) Nestes períodos a modalidade de pagamento funciona em pacotes semanais ou dias avulso com valores previamente divulgados.

9. Saída
Os estudantes menores só poderão sair da Sala do Futuro com as pessoas devidamente autorizadas pelos pais (mencionadas na ficha de inscrição) ou sozinhas quando mencionado na ficha de inscrição sendo imputada responsabilidade dessa saída ao encarregado de educação.

10. Transporte
10.1. Os estudantes que necessitem de transporte deverão indicar na ficha de inscrição.
10.2. O transporte será efetuado por transporte interno da Sala do Futuro ou por uma empresa certificada parceira da SF e terá um custo associado segundo preçário em vigor.

10.3. O serviço de transporte tem como único objetivo o transporte dos estudantes da escola para a Sala do Futuro.

10.4. O horário e frequência do transporte fica definido no início do ano letivo.

10.5. Todas as solicitações de transporte que não estejam de acordo com os pontos anteriores, como por exemplo transporte fora do horário combinado deverão ser alvo de análise, estando sujeito a disponibilidade.

10.6. Não nos responsabilizamos pelo transporte dos estudantes que não compareçam no local e horário pré-estabelecido sem aviso e após tempo de tolerância.

10.7. O transporte é suspenso em período de pausas letivas.

11. Normas de Conduta

11.1. Todos os estudantes que frequentem a Sala do Futuro deverão cumprir com as regras aqui enunciadas e adotar um comportamento respeitador e amigável com colegas e funcionários da SF.

11.2. Os estudantes deverão zelar pelo bom estado e preservação do material e instalações da Sala do Futuro.

11.3. A utilização de dispositivos móveis pessoais (ex: telemóvel) por parte dos estudantes não é permitida na Sala do Futuro, à excepção de comunicações pontuais com os pais/encarregados de educação. Os contactos telefónicos da SF estarão sempre disponíveis para comunicações entre estudantes e os seus pais/encarregados de educação (e vice-versa).

11.4. No caso de algum estudante desrespeitar as normas de funcionamento, o facto será comunicado aos pais/encarregado de educação.

11.4.1. Caso o comportamento não se altere, a Sala do Futuro reserva-se no direito de suspender a inscrição do estudante, não havendo lugar a reembolso de qualquer valor já pago.

12. Saúde
12.1. Qualquer estudante com problemas de saúde crónicos deverá deixar essa indicação expressa na ficha de inscrição.
12.2. Em caso de doença súbita ou acidente, a Sala do Futuro contactará o encarregado de educação (através dos números de contacto registados na ficha de inscrição) a fim de dar conhecimento da ocorrência. Na impossibilidade de contacto com o encarregado de educação, e caso a gravidade da situação assim exija, o estudante será transportado para uma unidade de saúde.
12.3. Não será possível o acolhimento de crianças com qualquer sintoma de doença (ex: febre, tosse, diarreia).
12.4. Em caso de manifestação de sintomas de doença, aconselhamos a ida ao médico e solicitamos a devida declaração para o regresso.

13. Extravio ou danificação de objetos pessoais
A Sala do Futuro não se responsabiliza pelo extravio ou danos causados nos objetos trazidos pelos estudantes.

14. Extravio ou danificação de objetos pertencentes à Sala do Futuro
Face ao valor dos equipamentos que colocamos à disposição dos estudantes solicitamos aos pais que instruam os seus educandos para uma correta utilização dos mesmos de forma a evitarmos cobrar esses prejuízos materiais aos encarregados de educação.

15. Medidas de Segurança face à situação pandémica de COVID-19 / Plano de Contingência
As medidas a seguir anunciadas poderão sofrer alterações mediante o estado da situação pandémica e/ou por recomendações da DGS.
a) A utilização de máscara de proteção é facultativa. O seu uso é recomendado sempre que o estudante tenha sido exposto a um caso positivo de Covid19, tenha sintomas associados e/ou tenha o seu sistema imunitário fragilizado.
b) A entrega e recolha dos estudantes será efetuado à porta da Sala do Futuro, sendo possível a permanência do encarregado de educação/adulto responsável, apenas quando estritamente necessário e pelo menor tempo possível.
c) As crianças ao entrar na Sala do Futuro deverão higienizar as mãos com Álcool Gel disponível e ao longo do dia sempre que necessário.
d) No caso do estudante ter estado/estar em contacto com alguém infetado pelo vírus Covid-19, seguem-se as normas recomendadas pela DGS.
e) No caso de suspeitas de febre/sintomas associados à COVID-19 a Sala do Futuro medirá a temperatura ao estudante e informará o encarregado de educação desse acto. Em caso de febre (>37,50)/tosse, a permanência será interditada. O estudante aguardará isolado a recolha por parte do encarregado de educação. O encarregado de educação deverá contactar a linha da Saúde 24 (808242424), nessa impossibilidade a SF reserva-se no direito de informar as autoridades de saúde competentes.
f) Nenhum elemento da equipa da SF entrará ao serviço com sintomas de COVID-19, sendo o seu regresso possível após despiste.
g) A SF deverá ser informada caso algum estudante teste positivo para a Covid 19.
h) No caso da existência de um estudante com Covid 19, o seu regresso à SF apenas será possível após parecer favorável das autoridades de saúde competentes.
i) Não serão permitidos brinquedos/dispositivos eletrónicos trazidos de casa para utilização/partilha na Sala do Futuro.
j) A Sala do Futuro procede a uma higienização regular do seu espaço e dispositivos.
k) A Sala do Futuro irá fazer o arejamento do espaço sempre que possível, conforme recomendações.
l) Solicitamos aos encarregados de educação que instruam as crianças sobre as boas práticas de prevenção da COVID-19 e que os incentivem ao cumprimento das recomendações aqui mencionadas.

16. Disposições Finais

16.1. O presente regulamento poderá ser objeto de alterações e revogações, sempre que seja necessário

16.2. O presente regulamento estará sempre disponível para consulta na Sala do Futuro e/ou no nosso site em www.saladofuturo.pt

Sala do Futuro – Rua Fernando Namora 43B, 1600-451 Lisboa | geral@saladofuturo.pt | 938053055 | 231508986

Férias Escolares Natal 2022

Saber Mais!

Word‌:‌ ‌

●Textos‌ ‌e‌ ‌parágrafos;‌ ‌

●Estilos‌ ‌e‌ ‌Títulos;‌ ‌

●Inserção‌ ‌de‌ ‌imagens/vídeos.‌ ‌

●Marcas‌ ‌de‌ ‌tabulação;‌ ‌

●Margens‌ ‌ABNT‌ ‌e‌ ‌Quebra‌ ‌de‌ ‌texto;‌ ‌

●Texto‌ ‌em‌ ‌colunas;‌ ‌

●Folha‌ ‌de‌ ‌rosto/capa;‌ ‌

●Design‌ ‌do‌ ‌texto;‌ ‌

●Listas;‌ ‌

●Notas‌ ‌de‌ ‌rodapé‌ ‌e‌ ‌comentários;‌ ‌

●Tabelas‌ ‌e‌ ‌equações.‌ ‌

‌Excel‌:

‌●Aparência‌ ‌das‌ ‌Folhas‌ ‌de‌ ‌cálculo;‌ ‌

●Alinhamento‌ ‌das‌ ‌células;‌ ‌

●Bordas;‌ ‌

●Comentários‌ ‌nas‌ ‌células;‌ ‌

●Alterar‌ ‌fontes;‌ ‌

●Copiar‌ ‌e‌ ‌colar‌ ‌formatos;‌ ‌

●Apresentar/Ocultar‌ ‌linhas‌ ‌e‌ ‌colunas;‌ ‌

●Configurações‌ ‌de‌ ‌layout‌ ‌da‌ ‌página;‌ ‌

●Formatação‌ ‌do‌ ‌tipo‌ ‌de‌ ‌dados;‌ ‌

●Criar‌ ‌gráficos;‌ ‌

●Uso‌ ‌de‌ ‌fórmulas:‌ ‌SOMA,‌ ‌MINIMO,‌ ‌MAXIMO,‌ ‌MEDIA.

‌Power‌ ‌Point‌:

‌●Apresentação‌ ‌e‌ ‌Layouts;‌ ‌

●Abrir‌ ‌apresentações;‌ ‌

●Planos‌ ‌de‌ ‌fundo‌ ‌e‌ ‌Temas;‌ ‌

●Inserir‌ ‌texto‌ ‌e‌ ‌imagens;‌ ‌

●Inserir‌ ‌animações;‌ ‌

●Inserir‌ ‌transições;‌ ‌

●Inserir‌ ‌áudio‌ ‌e‌ ‌vídeo;‌ ‌

●Formas,‌ ‌SmartArt‌ ‌e‌ ‌WordArt;‌ ‌

●Tabelas‌ ‌e‌ ‌gráficos.‌

Google Drive:

 

Google Docs:

 

Google Sheets:

 

Google Slides:

 

Google Forms:

×
×

Cart