You are currently viewing O que é isto de ter forças dentro de mim?

O que é isto de ter forças dentro de mim?

  • Post category:Notícias

Com a constante evolução do mundo e da tecnologia, também a psicologia foi abordando novas formas de olhar para o indivíduo na procura de compreendê-lo da melhor forma.

Surgiu assim a Psicologia Positiva que veio acrescentar novos conceitos que começam agora a entrar no vocabulário do quotidiano, quer através de profissionais da área, quer através da crescente procura e criação de serviços que procuram potenciar aquilo que o indivíduo tem de melhor: as suas forças pessoais.

O estudo das forças pessoais e a sua classificação surgiu com a vontade de perceber psicologicamente o que nos faz felizes, realizados e saudáveis, para além de apenas uma caracterização daquilo que fazia uma pessoa ter doenças mentais.

Ao descobrirmos o que temos de melhor, temos uma maior probabilidade de nos sentir completamente realizados a fazer tarefas que estejam ligadas a essas mesmas forças. E hoje sabemos que quanto mais cedo estivermos em contacto com elas, mais poderemos desenvolvê-las!

 Além disso, muitas destas características estão ligadas umas às outras. Vejamos o seguinte exemplo. Uma das forças pessoais diz respeito à criatividade, ou seja, a novas maneiras de fazer as coisas. Esta capacidade está também muitas vezes associada à curiosidade, que no fundo é o interesse que temos em querer aprender tudo e mais alguma coisa. Estas duas características podem interligar-se com a sabedoria, ou seja, a capacidade de  adquirir e utilizar o conhecimento.  E como elas são tão interessantes quando as juntamos em nós próprios!

Surge então outra pergunta. Tudo bem que é interessante eu ou o meu filho/a conhecermos o que temos de melhor. Mas e depois?

Existem vários exemplos de atividades que podem ser utilizadas para fomentar as nossas forças pessoais. Deixamos aqui alguns exemplos. Pegando na criatividade, peça ao seu filho ou desafie-se a si próprio a utilizar um objeto que tenha em casa ou na escola de uma maneira nova, por uns dias.

Para quem reconhece em si a força da curiosidade, que tal escolher um tema para uma pesquisa e depois anotar três coisas que se tenha descoberto de novo sobre esse tópico. Porque não fazer isto com o seu filho e começar já a potenciar essas forças!

Ficam aqui pequenos exemplos de como podemos trabalhar as nossas forças e por conseguinte recompensar-nos a nós próprios todos os dias. Experimente, olhe que se calhar algumas das suas forças estão à sua espera!

Na Sala do Futuro fazemos a nossa parte e iremos realizar o workshop “ Descobre os teus Super-Poderes” para que as nossas crianças descubram o que têm de melhor. Venham connosco nesta primeira etapa! A última paragem é na estação do auto-conhecimento e da realização pessoal!

Acompanhe os nossos eventos no facebook e no instagram.

Word‌:‌ ‌

●Textos‌ ‌e‌ ‌parágrafos;‌ ‌

●Estilos‌ ‌e‌ ‌Títulos;‌ ‌

●Inserção‌ ‌de‌ ‌imagens/vídeos.‌ ‌

●Marcas‌ ‌de‌ ‌tabulação;‌ ‌

●Margens‌ ‌ABNT‌ ‌e‌ ‌Quebra‌ ‌de‌ ‌texto;‌ ‌

●Texto‌ ‌em‌ ‌colunas;‌ ‌

●Folha‌ ‌de‌ ‌rosto/capa;‌ ‌

●Design‌ ‌do‌ ‌texto;‌ ‌

●Listas;‌ ‌

●Notas‌ ‌de‌ ‌rodapé‌ ‌e‌ ‌comentários;‌ ‌

●Tabelas‌ ‌e‌ ‌equações.‌ ‌

‌Excel‌:

‌●Aparência‌ ‌das‌ ‌Folhas‌ ‌de‌ ‌cálculo;‌ ‌

●Alinhamento‌ ‌das‌ ‌células;‌ ‌

●Bordas;‌ ‌

●Comentários‌ ‌nas‌ ‌células;‌ ‌

●Alterar‌ ‌fontes;‌ ‌

●Copiar‌ ‌e‌ ‌colar‌ ‌formatos;‌ ‌

●Apresentar/Ocultar‌ ‌linhas‌ ‌e‌ ‌colunas;‌ ‌

●Configurações‌ ‌de‌ ‌layout‌ ‌da‌ ‌página;‌ ‌

●Formatação‌ ‌do‌ ‌tipo‌ ‌de‌ ‌dados;‌ ‌

●Criar‌ ‌gráficos;‌ ‌

●Uso‌ ‌de‌ ‌fórmulas:‌ ‌SOMA,‌ ‌MINIMO,‌ ‌MAXIMO,‌ ‌MEDIA.

‌Power‌ ‌Point‌:

‌●Apresentação‌ ‌e‌ ‌Layouts;‌ ‌

●Abrir‌ ‌apresentações;‌ ‌

●Planos‌ ‌de‌ ‌fundo‌ ‌e‌ ‌Temas;‌ ‌

●Inserir‌ ‌texto‌ ‌e‌ ‌imagens;‌ ‌

●Inserir‌ ‌animações;‌ ‌

●Inserir‌ ‌transições;‌ ‌

●Inserir‌ ‌áudio‌ ‌e‌ ‌vídeo;‌ ‌

●Formas,‌ ‌SmartArt‌ ‌e‌ ‌WordArt;‌ ‌

●Tabelas‌ ‌e‌ ‌gráficos.‌

Google Drive:

 

Google Docs:

 

Google Sheets:

 

Google Slides:

 

Google Forms:

This will close in 0 seconds

×

Cart