Hoje em dia os nossos jovens encontram-se num contexto escolar que nem sempre os motiva ou desperta curiosidade para a aprendizagem.
Quantos de nós adultos nos lembramos daquele professor que nos marcou pela forma como nos orientou, pela forma como se relacionou connosco e despertou algo em nós que até nos fez seguir determinado caminho no futuro?
A Psicologia tem vindo a renovar-se e a alertar para a importância de vermos a escola como a junção entre as competências académicas tradicionais e também um espaço promotor de competências que visam criar bem-estar nos mais jovens.
Estas ferramentas visam o auto-conhecimento, emoções positivas e dar significado ao que se faz na escola, nomeadamente perceber como é que as aprendizagens que fazem todos os dias se podem materializar no futuro.
Um dos contributos para o desenvolvimento do bem-estar foi o estudo das forças pessoais e da forma como podemos atingir a nossa realização com o conhecimento do que temos de melhor.
Foram identificadas várias forças de caráter que temos em maior ou menor grau e que podemos ou não estar a aplicar no nosso dia-a-dia. Tais como: Bondade, Justiça, Criatividade ou Coragem, entre outras.
Tendo em conta que os estudos alertam para a possibilidade de existir maior probabilidade de existência de sintomas depressivos nos jovens e também um crescente desencanto com a escola, é fundamental estimulá-los desde cedo para o conhecimento das suas próprias forças de caráter e sobretudo para a forma como as podem utilizar no seu dia-a-dia.
Este conhecimento poderá influenciar de forma muito positiva as suas escolhas nos mais variados contextos, sejam académicos ou vocacionais (escolha de um curso ou profissão).
Assim, vamos estar todos a contribuir para uma vida mais bem vivida e para a realização de todo o seu potencial!
Siga o trabalho da Sala do Futuro nas nossas redes sociais: facebook, instagram ou no nosso canal do Youtube.